quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Romance do Bamburro*
Capa do folheto de cordel "Romance do Bamburro', com xilogravura de Guilherme de Faria

(cordel de garimpo de Guilherme de Faria)

1
No rio do Ouro, Aprígio
Bateiava sem preguiça
Na rotina de litígio
Com as águas da cobiça.

2
A cada dia, na lida
De ciscar em desvario
As promessas de sua vida
Mas não as daquele rio.

3
O mesmo rio sovina
Que vinha regateando
Com a sorte e até matando
Numa espécie de chacina

4
Que já vinha há muito tempo:
Quando dava uma pepita
Cobrava em morte ou desdita
Com juros de contratempo.

5
O garimpeiro afinal
Pousou a sua batéia,
Furou ela com o punhal
Que fincou ali na areia

6
E levantando o olhar
Cobriu os olhos c’o punho
E começou a gritar
Perante o meu testemunho:

7
“Ó rio da minha desgraça!
Por ti meus filhos larguei
E a mulher, que enganei
Dizendo que sentei praça!”

8
"Tua promessa em meu sonho
Era falsa, afinal:
Não trago neste embornal
Senão fracasso medonho."

9
“Tô aqui faz muitos anos,
Tu nem mesmo me deixou
Meus amigos e os manos
Que o diabo bateiou.”

10
“E a poeirinha de ouro
Que me deste, tô aflito,
Não dá, desculpe o desdouro,
Para um dente ou um palito”.

11
“Nem um anel, nem um brinco
Pra Letícia, menininha
Que deixei com quase cinco
E que deve tá mocinha.”

12
“Tu me enganou demais!
Toma aqui minha batéia
Furada, pra que não mais
Tenha as pedras por platéia!”

13
“Guarda teu ouro maldito
Que volto pra minha tapera
Pra implorar perdão e o pito
Da Leutéria, que me espera!”

14
E tendo falado isso
O garimpeiro afastou
Deu as costas e arretirou
Encerrando o compromisso.

15
Já montado no jerico,
Veio o grito do Calixto:
”Ouro! Ouro! Vejam isto!
Bamburrei! Eu tô rico!”



16
“Aqui, debaixo ela tava
Dessa batéia largada!
Uma pepita arretada
Que por certo nem notava”

17
“Não fosse esse punhal
Bem ali como um sinal.
Tem nêgo bobo ou louco
Que enxerga muito pouco...”

18
“Tem o tamanho de um ovo
Daquela galinha da estória...
Óia, gente, óia de novo,
Já retirei a escória!”

19
Aprígio continuou
Esporeando o burrico
E nem o rosto voltou
Pra olhar o novo rico.

20
Sem hesitar enfrentou
A corrente que rolou
De gente, que o rio chamava
Mas não mais o enganava.

21
O caminho encontrou
Co’a alma leve de novo
E pra casa retornou
Com pena daquele povo.

FIM

28/02/2003


Nota
* bamburro- (ou "bambúrrio"(pronúncia mais antiga), esta palavra, típica do garimpo, designa um achado, na batéia, em pepita de ouro ou em diamante grande, que faria o garimpeiro enriquecer de repente, da noite pro dia. Todos sonham exatamente com isso.

Nenhum comentário: